As coberturas podem se definidas como estruturas que dão forma a uma edificação, considerando sempre o estilo arquitetônico e a finalidade do imóvel. Portanto, a construção de coberturas tem como benefício principal a proteção de casas e prédios contra os efeitos das intempéries. Associadas às questões utilitárias estão ainda os aspectos estéticos e orçamentários específicos desse elemento. Em suma, a construção de coberturas deve idealmente preencher os seguintes pré-requisitos:
Funções práticas: isolamento térmico e acústico, impermeabilização e leveza;
Funções arquitetônicas: formato e aparência em harmonia com a linha visual no projeto;
Funções econômicas: valor da solução implementada, longevidade e eficiência na conservação dos componentes.
Antes de fazer qualquer alteração, o profissional responsável por reforma de coberturas tem de analisar os fatores naturais. Chuvas, incidência de granizo, ventanias, neve e demais variações climáticas precisam ser levadas em conta. No que concerne às escolhas técnicas para o acabamento ideal, é imprescindível que se estabeleça um sistema de drenagem eficiente para captar e escoar a água pluvial. As medidas de resguardo dependem de condições inerentes à planta arquitetônica como rufos, contrarrufos, calhas, canaletas e coletores. Todavia, somente esses detalhes não são suficientes para conter grandes volumes de chuvas. A construção de cobertura correta prevê itens que fazem parte do plano hidráulico. São eles: tubos de queda, caixas de derivação e redes pluviais.
Principais opções de cobertura
A construção de coberturas pode executada com uma série de materiais distintos. Uma alternativa é a proteção natural, composta por minerais ou vegetais (rústica e beneficiadas). Também existem coberturas com superfícies planas e inclinadas conforme a demanda da edificação. As exigências acerca da qualidade final da reforma de coberturas também passam pela seleção da telha. Entre os tipos disponíveis no mercado atualmente são as telhas autoportantes, de alumínio, de plástico e de cerâmica. Além das estéticas diferentes, o material determina o custo, a durabilidade e o conforto térmico da estrutura. Quem prefere um visual mais leve e não se importa em pagar um pouco mais, o melhor é investir nas telhas de alumínio. Por sua vez, galpões industriais beneficiam-se de telhas autoportantes capazes de vencer grandes vãos. Ou seja, é necessário pensar primeiro no resultado pretendido.
Portanto, se você deseja efetuar uma construção ou reforma de coberturas, entre em contato conosco e peça um orçamento.
Deseja saber preço Construção de Telhado e Cobertura?
Preencha o formulário abaixo: